segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dos micos supermercadísticos e suas consequências culinárias... (cont.)

Mico #2 

Aí a pessoa está a mais ou menos um mês numa terra estranha, de medidas estranhas: fahrenheit ao invés de celsius, pounds ao invés de quilos, feet & inches ao invés de metros & centímetros, MPH ao invés de Km/h, dólares ao invés de reais (se bem que todo mundo lá em casa já sabe: quem converte não se diverte)... 

A gente se confunde, né?


Então...

Fui no super again, e na sessão de frutos do mar, aqueles camarões limpinhos. $8,99/lb (o que significa uns R$ 40/kg). Pedi uma libra (porque me confundi na conversão do peso) e achei que estava barato (mas está um pouco caro pro tamanho dos camarões. Mas era o filé, você pode dizer... Enfim...). O cara me deu o pacotinho singelo, de aproximadamente meio quilo (0,453592 kg, para ser exata). 

Cheguei em casa e resolvi deixar o camarão de castigo. Ficou no freezer por quase duas semanas. antes de ontem olhei pro pacotinho mirrado e desci para a geladeira. Segue a lista de ingredientes pro almoço:

* 1 libra de filé de camarão limpo;
* suco de um limão daquele amarelo e grande; 
* sal e pimenta a gosto para temperar o camarão;
* duas xícaras de café forte (manter aquecido na cafeteira);
* 1 libra de macarrão parafuso;


1: Tempere o camarão com o suco do limão, sal e pimenta. 

2: Beba uma xícara de café enquanto pensa no que fazer. Lembre que você tem um molho alfredo pronto na geladeira e acrescente na sua lista de ingredientes. Se você for prendada, faça seu próprio molho, oras.

3: Faça a massa, seguindo as instruções (ou não).

4: Refogue a cebola e o alho no azeite (eu sei, esqueci de listar nos ingredientes). 
* 1 cebola, rudemente picada (não pela força, mas pelo tamanho, pelamordedeus)
* alho picado
* azeite para refogar

5. Acrescente o camarão,  mas não deixe ficar borrachudo. (Não fique provando muito, assim você acaba o camarão). Desligue o fogo quando ele estiver quase no ponto (o que significa que você já comeu uns 3 camarões pra testar).

6. Aqueça o molho pronto numa panela a parte. (Ou faça o seu, sua amostrada). Quando estiver quase no ponto, junte os camarões e deixe o camarão pegar o gosto do molho. Cuidado para não ficar borrachudo (pode comer mais um ou dois para testar o sal - adoro essa desculpa). 

7. A essa altura, a massa deve estar cozida, escorrida. Vá juntando até ficar naquele ponto do macarrão ficar com molho, sem muito excesso, nem muito seco. Aqui, eu acrescentei um pouco de milho verde. 

8. No prato, uma pitadinha de orégano e... voilà.


9. Não estava na lista, mas... comemore o sucesso do almoço com um sorvetinho (o meu foi aquele da Haagen Dasz - yummy).

10. Beba a segunda xícara de café enquanto pensa em como vai conservar as sobras que vão durar um mês na geladeira.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Dos micos supermercadísticos e suas consequências culinárias...

Mico #1

Estava eu passando os olhos nas prateleiras da gôndola e um produto me chamou a atenção:

HOMESTYLE BAKED BEANS

Uau! Feijãozinho caseiro. Me ouricei.

Olhei bem o produto, feijãozinho marrom, caldinho grosso. Yummy!

 

"Me dei bem". Paguei os seis dólares e fiquei esperando a vontade de comer o feijão. Uns dias depois, preparei um arrozinho caprichado no alho e cebola, fiz coxas de frango com batata no forno, Tudo pronto, esquentei uma porção do feijão e fiz aquele prato. Misturei o arroz com feijão, e na primeira colherada.... O feijão era doce. Não, Luciana, não era agridoce. Era doce, doce, doce.

Joguei fora, botei mais arroz e almocei.

Dia seguinte, repensei: não sou mulher de jogar fora 6 dólares. Vamos salvar o feijão!

Passo 1: Tirar o doce. escorri todo o caldo doce e lavei, lavei, lavei o feijão.

Passo 2: Retemperar: processei alho, cebola. Amassei uns grãos de feijão, para refazer o caldo. Adicionei SAL.

Passo 3: Dar novo sabor. Refoguei o feijão no novo tempero, acrescentei água com cuidado, pra o caldo não ficar aguado. Cozinhei em fogo baixo até o feijão pegar o novo sabor.

Passo 4: Partir pro abraço. Pega o arroz, o frango e o novo feijão. Bota um sucão de laranja do lado. Não ficou igual o feijão da mamãe, mas salvei os seis dólares!



O mico # 2 já está por vir, aguarde(m)!